terça-feira, 9 de dezembro de 2008

I LL BE YOUR MIRROR


Apesar de querer muito, so para ver a evolucao do seu trabalho, unica coisa que me interessava na Bienal, nao fui a performance do artista Mauricio Ianes por diversos motivos. Desorganizacao minha, principalmente, e tambem amigos dizendo que a Bienal estava um lixo. Hoje me arrependo e agora, lendo as entrevistas dele apos a experiencia, acho que se estivesse ido ate la ficaria bem emocionada. Nao sei explicar muito porque. Minha amiga Marion disse que foi la borrifar perfume Hermes nele e que quando chegou la ele ja tinha muita coisa doada. Alguem que vive bem como ele - braco direito do estlista Alexandre Herchcovitch e super bem sucedido profissionalmente - nao "precisava" sair do conforto e se entregar a algo tao desconfortavel e experimental como ficar nu, dormir num chao gelado e se expor, literalmente, dessa forma. E la foi ele, pela primeira vez em contato com um publico muito maior que o microcosmos da Galeria Vermelho, onde a maioria das pessoas ja esta meio acostumada com isso.
Nas entrevistas a seguir (links), ele diz que se sentiu jogado num rio de piranhas e que a primeira musica que cantou - depois de dias de voto de silencio - foi I'll Be Your Mirror, do Velvet Underground. Eu tenho uma teoria de que quando uma musica nao sai da nossa cabeca, se voce prestar atencao, vai ver que ela quer dizer o que voce esta sentindo. E foi exatamente como um espelho de todo mundo que o Mauricio se transformou. De todo mundo que foi ate la para ver "o pelado da Bienal", "o stylist do Herchcovitch", "O Mauricio" e etc... Alguem que esta no limite da condicao humana e que depende da bondade de estranhos (o nome da performance era "Sem Título - A Bondade de Estranhos") para sobreviver.
Entre outras coisas, achei lindo, das doacoes que ele ganhou, dois grupos que lhe deram uma performance, gente que foi la para tocar musica ao vivo e alguem que foi fazer massagem. A sensibilidade e uma coisa....nem so de comida vive o homem. Tambem achei muito foda o fato dele personificar alguem meio santo e virar uma especie de oraculo para as pessoas. Algumas chegaram ate a se confessar com ele.
Confira a materia na Ilustrada AQUI e uma entrevista num blog
AQUI

Nenhum comentário: