sábado, 14 de junho de 2008

Nesta Roupa Há um Corpo


Que a moda precisa de frescor, todo mundo sabe. De inquietação e espírito, alguns duvidam. Não importa. Os inquietos estão por aí, espalhando pelo mundo seu jeito único de ser. Se você tiver a sorte de topar um por aí, não desperdice a chance de pelo menos prestar atenção. Eles sempre têm algo a dizer.

Na moda, vale dar uma conferida no frescor e na personalidade da Rödel Latin America, a marca de Porto Alegre cuja produção transcende até mesmo a própria moda.

Baseada em vestidos, pelerines, casacos e suéteres de crochê de veludo, linho e malharia, a trajetória da grife é uma improvável e incrível releitura da moda nos anos 60, como nas revistas Vogue, Burda e Agulha de Ouro. A anatomia da roupa é corajosa, meio Brigite Bardot, meio Björk. As cores são exclusivas da geografia gaúcha, ainda pouco explorada pelo sudeste.


O cinema, a psicanálise, o meio ambiente, a literatura, a música e a fotografia são muito importantes no lifestyle de seus criadores, Helen Rödel e Guilherme Thoferhn, que incluem todos estes itens na concepção das coleções. Nesta alquimia entram também o lado contemplativo e hedonista de ambos, que quase todo final de semana fogem para a cidade rural de Lajeado para reencontrar amigos, fotografar e se reconectarem com o bucolismo.

Com a alma alimentada, retornam para Porto Alegre e voltam ao trabalho e as pesquisas. Até criaram um divertido blog, no site da marca, para compartilhar as informações que eles tiram do buraco negro que é a internet. Todo este saco de gatos, com um alto nível de informação e coisas interessantes, também é ferramenta para pensar a coleção.



A última coleção da Rödel LA, "Reality is Forbidden", foi baseada na ficção que eles mesmos inventaram:

"Uma bela região do planeta é atingida por um fenômeno cósmico desconhecido. A Zona, como ficou conhecida por todos, é isolada e sua entrada é terminantemente proibida pelas autoridades, as quais não permitem nem mesmo o ingresso das forças armadas devido ao medo das misteriosas características do local. No entanto, diz-se que a pessoa que lá estiver poderá realizar seus desejos por meio do confronto com sua verdade.

A estilista Helen Rödel, acompanhada do escritor Ismael Caneppele, em perseverante busca entrou na Zona a fim de fazer valer todos os desejos e proibir a realidade. A coleção Reality is Forbidden, é composta de peças preparadas para o ingresso e vida na Zona, onde alguns pequenos instantes foram capturados para a realização do editorial fotográfico.

Aos veludos, linhos, crochets, suéteres de malharia retilínea com jacquards de design egípcio, algodão e lã foram aplicados os estudos das cores que tornariam possível a estada. Do marrom, a constância e a humildade, dos azuis, a compreensão e a projeção para o infinito, do amarelo a leveza e a expansão da força, do verde a imortalidade, do branco, o silêncio absoluto e a pureza imaculada, do vermelho, o princípio da vida, do violeta, a temperança, do cinza, o equilíbrio mecânico da ausência e da complitude e do preto, o desapego da vaidade."

Drama!

www.rodel-la.com

Matéria publicada no site do SPFW

Nenhum comentário: