sexta-feira, 14 de novembro de 2008

JD SAMSON EM SP


Essa semana entrevistei, por e-mail e para o site do Skol Beats, JD Samson, do Le Tigre. Grande ativista da causa gay, JD e incrivel e eu so muito fa. (e este teclado e uma merda). Ela discoteca amanha no Gloria, na noite Cha com Bolachas.

JD x DJ


JD Samson chega nesta sexta (14) a São Paulo e, no sábado, discoteca na noite Chá Com Bolachas, no clube Glória. Feminista, lésbica, performer e a primeira artista a ser chamada de nerd cool, JD fez parte da incrível banda Le Tigre e acompanhou a cantora Peaches, nos teclados, numa turnê em 2006.

Desde o break que a banda deu, em 2007, JD vem se dedicando a seu novo projeto, a banda Men (com a também ex-Le Tigre Johanna), e às picapes, tocando em clubes e remixando artistas, como a recente versão para "Move", do Cansei de Ser Sexy.

Nesta conversa com o site do Skol Beats, ela revela o que achou da recente proibição do casamento gay na Califórnia, sua participação no filme Shortbus e muito mais.



Você remixou a faixa "Move", do Cansei de Ser Sexy. O que você acha da banda?

Não sei se e pelo fato de eu os conhecer pessoalmente, mas eu amo o CSS. Eles são divertidos, doces, reais e cercados por gente bacana. E fazem um pop sensacional, simples e sem pretensão. Fazem você se divertir e sorrir. Essa é a minha hoje em dia. Adoro o fato de que eles começaram sem saber tocar muito bem e alcançaram sucesso mundial, sem isso ter afetado seu jeito de ser. Fora que elas são super feministas e estão criando um espaço para as pessoas se divertirem.

Ouvi dizer que o Le Tigre esta produzindo um DVD para 2009...
Sim, estamos trabalhando um DVD ao vivo com gravações de turnês entre 2004 e 2005. Queríamos arquivar nossa performance no palco, pois sentimos orgulho das coisas que fizemos.

Como é o MEN, seu projeto com Johanna?
Nós discotecamos pela primeira vez juntas na abertura de uma exposição em Los Angeles, há alguns anos. Depois disso, percebemos o quanto sentíamos falta de compor juntas e comecamos a escrever. Já temos algumas músicas que vamos lançar, sem pressa ou stress, em breve, para que as pessoas possam ouvir enquanto preparam seu jantar.

Você ficou surpresa com a vitória da Proposition 8, proibindo o casamento gay na Califórnia? Quais são as suas expectativas quanto a isso daqui pra frente?
Tenho sentimentos contraditórios quanto a aprovação da Proposition 8. Não sei se é porque eu meio que já esperava o pior ou se eu prefiro ser surpreendida para o bem a ficar decepcionada. Na realidade, a definição de casamento ainda é muito ligada à religião e a forma como Deus reconhece uma união. Mesmo sendo, obviamente, a favor de direitos iguais, não tenho certeza se a questão do casamento é exatamente pelo que estamos lutando. Tenho certeza que estamos lutando pela união civil e exatamente os mesmos direitos de casais heterossexuais. Me deprime pensar que existem pessoas que não querem nos garantir os direitos que nos foram dados ou que esperamos tanto tempo para conquistar. E a Califórnia, por mais liberal que pareça, ainda está cheia de religiosos extremamente conservadores, que têm interesse em manter a unidade entre igreja e o estado. E é exatamente isso que precisava ter mudado antes que qualquer um conseguisse os direitos iguais que merecem.

Como vai ser seu set no Glória?

Vai depender do que as pessoas querem ouvir na hora. Tenho um prazer enorme em agradar os outros e prefiro fazer uma festa para a pista inteira do que só pra mim. Vou tocar os hits e as músicas que acho que são trilhas universais da pista de dança.

Você foi a primeira artista a ser chamada de "nerd cool" e hoje em dia esse estilo virou uma tendência, principalmente na moda, com os óculos de grau de aros grossos. Você se sente confortável em ser chamada de nerd cool?

Tenho essa mania de empurrar os óculos, é verdade. Me sinto bem de ser chamada de nerd cool e fico feliz por você dizer que fui a primeira. Abri caminho pra os fashion nerds, sim, mas eu não ligo para isso. Muitas coisas estão no inconsciente coletivo, às vezes ninguém começa algo, as coisas começam ao mesmo tempo. E acho que na música isso também acontece. Um dia posso acordar com uma idéia e, no dia seguinte, a Rihanna faz melhor do que eu faria. É a natureza humana. Criatividade. Tem que relativizar, senão você acaba odiando todo mundo.

Você participou do divertido filme Shortbus e pareceu bem confortável atuando. Você tem algum projeto envolvendo cinema?
No momento não, mas eu adoraria atuar de novo. Sempre adorei cinema, estudei isso e ia achar incrível estar envolvida de novo com um filme, dirigindo, atuando ou fazendo qualquer outra coisa. O cinema tem um lugar especial no meu coração.

Dentre as bandas novas, quais são suas cindo preferidas? E entre as clássicas?

Entre as novas, Fan Death, Jeppe, Hercules and Love Affair, Ladyhawke e Dance Yourself to Death. Das antigas, gosto de Chic, Talking Heads, Grace Jones, Orange Juice e Joan Armatrading.

http://www.myspace.com/mrandmrsmen
http://www.myspace.com/djjdsamson

DECEPTATION ....

Nenhum comentário: